O que eu acho da Bíblia Freestyle?
Sério gente, acredite, demorei a responder para mim mesmo essa pergunta.
Li um, dois, três... li vários capítulos...Vi o vídeo de apresentação da proposta, assisti às entrevistas do Ariovaldo Jr para veículos de comunicação de massa, li reportagens dos jornais... e, sobretudo li os comentários das pessoas comuns em relação ao assunto... os comentários bons, e os ruins.
Depois parei. Fui tomar café, fui no banheiro, pensei, pensei, pensei e cheguei a seguinte conclusão:
Acho que cristão nenhum deva ler a Bíblia Freestyle... nunca, jamais... é um absurdo um cristão de verdade ler algo com esse linguajar!
Mas o cristão não deve ler por um único motivo: os textos não foram feitos para cristãos...
São textos feitos para não-cristãos, uma forma de contar histórias da bíblia para aquele tipo de pessoa que jamais iria ler, ou iria se interessar por elas.
A linguagem é exagerada? chula? SIM eu também acho que às vezes o Ariovaldo e o Burjack (co-autor) exageram na dose e o texto acaba ficando forçado. Mas de forma geral a ideia pra mim é magnífica... Nada que um pequeno ajuste não resolva (talvez... até porque isso é uma visão minha que pode nem estar certa).
Vale lembrar que a Bíblia Freestyle não é uma tradução, é apenas uma paráfrase do texto original. A ideia central está lá. Não com as palavras que nós cristãos queríamos ler, mas está lá.
Vi muita gente criticando, chamando de heresia e tudo mais, porém, acredito que as pessoas apenas se sentiram ofendidas.
Eu mesmo, quando li mateus 1 me assustei, achei um horror, queria pegar o Ariovaldo Jr pelo pescoço, amarrar ele numa cadeira e mergulhar na água, seguindo o "Malleus Maleficarum". Acho ainda que ele poderia ter omitido algumas partes, acho também que o texto, por muitas vezes, é infantil, bobo, e parece apresentar o propósito de chocar.
Mas a ideia é ainda assim boa, acho que é uma forma sim de trazer pessoas para mais perto da verdade. O cara pode conhecer a cristo através da freestyle, mas depois eu acredito que ele passará a se guiar como qualquer outro cristão.
Você ainda discorda? Acha que não se pode escrever os textos bíblicos com outra linguagem? Então me desculpe, mas sinto informar que isso já é feito há anos e é aceito por todo cristão. Duvida? tenho pelo menos 3 exemplares assim na minha casa. É sim.
Quem nunca viu aquelas Bíblias para crianças? Bíblias para meninos, Bíblias para meninas?
É exatamente igual (guardadas as devidas proporções linguajares, é claro rssrrs).
Lendo as bíblias de meu filho de dois anos, vi que o sentido é o mesmo. Reescrevemos a Bíblia com uma linguagem infantil, coloca-se desenhinhos de leõezinhos fofinhos ao redor do pequeno Daniel, todos com carinhas de cut-cut.
E a maçã? Ela está lá para exemplificar a árvore do conhecimento do bem e do mal. Onde tinha maçã na bíblia?
Ahhhhh mas você vai me falar: "Essa é uma forma de dar exemplo para uma criança, para ela entender, oras"...
Ué, peraí.... é justamente essa a ideia da freestyle.... imagina que você é um cara que nunca foi ligado em Deus, em religião, em nada... você está aí, no mundão, jogado... usa todo o tipo de linguajar, anda de skate, fuma seu baseadinho e acha o cristianismo uma caretice.
Cara, me diz pelo amor de Deus... como você vai chegar nesse cara??? Você vai bater na porta dele no domingo de manhã e vai dizer que trouxe a palavra? Entregar pra ele um folhetinho?
Se com uma criança a gente precisa usar a linguagem dela, porque então é diferente com um moleque perdido no mundo?
Se o Ariovaldo está certo ou não... não sei... mas reflita. Eu refleti. Temos que fazer o evangelho chegar a todos. A forma? Não sei, sinceramente. Mas tem gente tentando.
Se você é contra, então por favor, nos diga qual a melhor forma e mostre os frutos. Eu calo a minha boca.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Você é o que penso
O caso Marco Feliciano deixou algo que já vinha ocorrendo há tempos ainda mais evidente. Nunca, desde a redemocratização no Brasil, vivenciamos um momento de tanta intolerância às diversas formas de viver ou pensar.Não que eu defenda o pastor ou a sua estranha maneira de expressar seus pensamentos. Compactuo algumas ideias mas discordo de diversas outras dele. Sobretudo discordo de sua postura e forma de tratar os assuntos de maneira tão irresponsável.
Porém, algo maior me preocupa. De uma hora para outra passamos do "Eu sou o que penso" para "Você é o que penso".
Os anos de lutas fortaleceram as classes minoritárias mas o caos se instalou. Aquele que era perseguido agora é perseguidor... mas aquele perseguia, não deixou de perseguir.
Houve um momento em que os jovens pensavam: "Ser normal é chato", agora pensam: "Ser normal é errado".
Falar o que se pensa não é apenas mais falar. Falar o que se pensa agora é preconceito. É aí que surgem os ataques desnecessários e irracionais.
Bastou a cantora Joelma dizer que se tivesse um filho homossexual, “lutaria até a morte para fazer sua conversão” que a comunidade gay caiu matando em cima da pobre coitada.
Espere um pouco, agora ela tem que querer um filho gay? Estranho isso. É uma opinião dela, é um direito dela não querer um filho homossexual Assim como é direito de qualquer um não querer que o filho se envolva com drogas, que o filho não nasça com síndrome de down, ou com qualquer outra coisa que seja.
Ela não vai deixar de amar o filho seja lá qual for a situação dele, mas tem todo o direito de não querer que isso aconteça.
Um caso ocorreu comigo (e aí me coloco nessa situação de intolerância). Um amigo disse para mim que não namoraria uma pessoa negra.
Na hora eu rebati e disse que aquilo era um absurdo. Falei que ele era preconceituoso. ERRO MEU.
O fato de ele não querer namorar uma pessoa negra em nada tem a ver com preconceito, mas sim a um gosto pessoal.
Tem gente que gosta de loiras, outros de morenas, outros de magrinhas, outros de mais cheinhas.
É disso que estou falando. A intolerância está tão presente que pressupomos coisas, colocamos os nossos sentimentos, nossas paixões, acima de qualquer racionalidade. Perdemos o bom senso e atacamos.
No final nos entregamos àquilo que mais combatemos no passado e sucumbimos ao preconceito.
terça-feira, 9 de abril de 2013
Receita pra ganhar dinheiro
![]() |
| Valdomiro desconsolado pelo roubo de seu Rolex |
E eu tenho uma mania, um defeito, um vício (acho que é isso) de zapear a TV em busca de programas ainda mais bizarros.
Os "melhores", sem dúvida, são os programas "seitangélicos". E meu "preferido" disparado é o Valdomiro Santiago... que figura... que personagem mais estranho e incompleto.
Aliás, incompleta é a mensagem que ele tenta passar. O pobre coitado não consegue fechar um pensamento sequer. Eu tenho uma teoria para esse fenômeno: Bebida.
Na boa gente, eu só não tenho como provar pois não disponho de um bafômetro, mas é quase certo que ele prega e grava seus programas sob efeito de álcool.
Ah, e eu conheço bem esse tipo, já frequentei muito buteco de vila e reconheço um pinguço facilmente rsrs.
Vamos aos fatos, ele tem a cara inchada, fala com a boca mole e quase sempre de lado. O olhar dele nunca fica focado em um único lugar, nem pra câmera, nem para a platéia. Isso é típico de quem bebe.
Bom, mas tirando essa questão, que não vem ao caso agora, essa madrugada novamente assisti um pedaço desse programete que está mais para um circo de horrores.
Entre as confusões típicas desse senhor, me chamou a atenção uma história que ele contou. Foi exatamente assim:
Um membro da igreja dele disse que antes frequentava a Assembléia de Deus, mas que o pastor de lá vivia falando mal do Valdomiro e por isso decidiu ir para a Mundial.
O "Apóstolo" Valdomiro começou a falar de um jeito bem infantil: "inveja, pura inveja, a igreja dele tem mais de 100 anos e a minha só tem 15 e olha só o que já conquistamos! Se com 15 anos estamos assim, imagina..." (os três pontinhos marcam aquilo que falei, o cara não sabe terminar um pensamento sequer).
Gente, na boa... falar mal de um irmão da bléia na frente de um batista irrita demais a gente...rssrrs..
Fiquei pensando, esse cara tem 15 anos de "ministério" e é um milionário.
Não sabe falar direito, é feio, metido a "apóstolo"... como pode arrastar multidões? Que aliás está arrastando para o lugar errado, infelizmente.
Daí bolei uma receita pra se ganhar dinheiro, baseado no modelo valdomiral:
1 - Quando não conseguir concluir uma fala, invente uma nova história que termine com um mega-milagre. As pessoas esquecem rapidamente do que você estava falando e não conseguiu terminar por incompetência;
2 - Ponha toda a responsabilidade pelo pecado das pessoas no diabo. Depois promova uma sessão de descarrego pra "salvar" a galera. Afinal ninguém gosta de saber que é responsável pelos seus atos errados, então jogue a culpa no chifrudo mesmo;
3 - Faça cara de pobre que venceu na vida, afinal, ser rico com cara de riquinho não vende a ideia de prosperidade;
4 - Apareça várias vezes durante o dia e a noite nos seus programas de TV, as pessoas vão ter a impressão de que você não dorme e está 24h trabalhando em prol da causa (mesmo que seus programas se repitam);
5 - Por fim, fale ao público como se você fosse apresentar o Cidade Alerta, é massa porque dá aquela impressão que você é um cara do bem lutando contra tudo o que é mal.
Bom espero que eu tenha sido claro em minhas lições... mas na boa? Prefiro continuar pobre e salvo mesmo.
terça-feira, 2 de abril de 2013
Olhar
Tenho medo de olhar pra trás. Mas olho.
Cada vez que olho pra trás, vejo um monstro horrível me seguindo. E não importa o quanto eu ande para a frente ou o quanto eu corra, ele continua me seguindo.
A impressão que tenho é que quanto mais olho para trás, mais rápido ele anda. Algumas vezes chego a acreditar que ele até consegue me alcançar.
Hoje lembrei de algo que aconteceu comigo quando ainda era criança e nunca me tinha dado conta do grande aprendizado que recebi nesse dia.
Acho que nem mesmo a pessoa que me ensinou isso, seja lá quem ela for, sabe desse aprendizado. Acho que sequer ela se lembra desse dia.
Eu estudava em uma escola estadual em Franca/SP. Uma escola localizada no Parque Vicente Leporace, um bairro classe C. A escola ainda era nova, tinha poucas salas e nem forro no teto ela possuía.
O apelido da escola na época era granja, por causa do formato dela (nada a ver com as pobres meninas que estudavam ali, ok? rsrs).
Nessa época eu adorava correr. Fazia tudo correndo. Ia para a padaria correndo, voltava da escola correndo, corria dos cachorros e dos moleques que queriam me bater (felizmente eu corria bem e por isso nunca apanhei hehehe).
Certa vez a escola participou de uma ação promovida pelo Sesi. Era um dia de atividades de atletismo. Uma das provas em que me inscrevi, e era aquela a que eu mais me dedicava, foi a de 100 metros rasos (na verdade nem me lembro se era 100 metros mesmo, acho que era bem menos, mas era uma prova de velocidade e explosão).
Eu tinha certeza que ganharia essa prova. Na largada saí a toda. O primeirão!!!
Mas eu cometi um erro que estragou toda a festa. Olhei para trás.
Me lembro como se fosse ontem de ouvir uma das organizadoras do evento gritar: "Não olhe pra trás, não olhe pra trás".
Esse olhar me fez perder todo o ritmo. Tirou meu foco que era a linha de chegada. Tive a infelicidade de ver duas pessoas me ultrapassando....
Medalha de bronze com sabor de nada.
O grito dessa mulher, que não lembro o nome, hoje me trouxe um ensinamento além de uma simples prova. Foi uma lição para minha vida.
Aliás, casa muito bem com os ensinamentos bíblicos dado pelo apóstolo Paulo: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17"...
Ou ainda melhor nesse contexto:
Filipenses 3:
v.13 - "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,"
v.14 - "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Isso é foco, isso é objetivo.....
Aliás, casa muito bem com os ensinamentos bíblicos dado pelo apóstolo Paulo: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17"...
Ou ainda melhor nesse contexto:
Filipenses 3:
v.13 - "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,"
v.14 - "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Isso é foco, isso é objetivo.....
Porém, ainda tenho medo de olhar pra trás. Mas olho....
quinta-feira, 28 de março de 2013
Uma atitude muda tudo
Se existe uma coisa que é básica em vendas e sequer deveria ser discutida como diferencial é o atendimento.
Empresas gastam milhões investindo em treinamento de equipe, batendo na mesma tecla sem parar com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente e muitas vezes o resultado nem é aquele esperado.
Olha esse exemplo de bom atendimento sem que o vendedor pronunciasse uma palavra sequer. Aconteceu comigo anteontem.
Estava dirigindo meu carro pela Cruzeiro do Sul, caindo aquela garoa paulistana. quando, de repente, o sinal fechou e lá estava eu em cima da faixa de pedestres.
Tá bom, "de repente" foi um exagero pra justificar meu erro. Bom, mas isso não importa agora rsrs.
O que é interessante acontece agora.
Quem é de São Paulo já está acostumado aos vendedores de farol e sua "moderna" técnica de vendas: Colocar o produto na melhor vitrine que poderia existir naquele momento.... seu espelho retrovisor.
Sinceramente nunca entendi essa "técnica", não há interação nenhuma e, por esse motivo, eu nunca comprei nada que ficasse ali pendurado.
Mas dessa vez foi diferente... vendo o meu "drama" de ficar parado em cima da faixa e um carro atrás do meu, um desses vendedores de semáforo deixou de lado aquela correria de pendurar suas paçocas (sim, esse era o produto) e foi me ajudar a voltar o carro para o lugar certo, pedindo para o motorista de traz dar marcha-ré.
Resultado, comovido com o auxilio dele, acabei comprando a paçoca sem questionar até a qualidade do produto rsrsrs...
Fiquei pensando... muitas vezes fazer algo que não seja insistir na venda, ou mesmo parecer desinteressado pelo resultado, pode ser uma ótima estratégia. Esse cara, mesmo que sem querer, acertou em cheio.
Aliás, quantas vezes deixei de comprar algo que até queria mas por pegar antipatia no vendedor devido à sua insistência?
Sobre a qualidade da paçoca? Não sei, não comi.....
terça-feira, 26 de março de 2013
A filosofia de Jackie
É muito bom conversar com pessoas que alimentam nossas cabeças com ideias que, a princípio, parecem bobas, mas fazem um inner join (quem é DBA entende esse termo rsrsrs) na nossa cabeça e leva a outras ideias que se complementam... (extremamente complexo rsrsrs).
Uma dessas pessoas é meu amigo jorno-xadrezista Tiago Santos.
Hoje numa caminhada pós-almoço, vínhamos viajando no papo e ele citou uma frase de um certo filósofo (que ele não lembra o nome rsrsrs), mas que me levou a uma outra frase inesquecível de um desenho ainda mais inesquecível.....O Fantástico Mundo de Bobby!!! (Certeza que você lembrou da abertura na motoquinha voadora com aquela musiquinha inconfundível).
Em um episódio, Bobby quebra acidentalmente uma pequena estátua do Elvis e, para fugir do flagrante, faz uma tentativa frustrada de consertar a cabeça do Rei. Pulando toda a parte da história... o cachorro do Bobby enterra a cabeça no jardim e aí sim!!! Finalmente!!! A “namorada” do Bobby, Jackie, solta uma perola filosófica: “A verdade nunca fica enterrada muito tempo”.
O que faz a gente tentar enterrar verdades? Medo? Mas medo de que? Da descoberta do outro? Medo de atingir o outro? Atingir a nós mesmos? Atingir os outros que atingem nós mesmos?
Será que enterramos verdades ou desenterramos mentiras?
E quem afinal é Bobby?
segunda-feira, 25 de março de 2013
Pra começar
Sabe quando criei esse blog não tinha muita ideia do que escrever. Esse nome "sugestivo" (Clonazepam 2 mg) em nada se refere ao uso do medicamento em si. A ideia mesmo é de alguém extremamente ansioso em busca de um lugar para colocar ideias, conversar com pessoas, nada mais que isso.
É claro que esse nome também se refere a um período da minha vida em que não conseguia fazer nada, nadinha, sem o uso dessa droga. Mas decidi simplesmente parar de usar, pelo próprio mal que me vinha causando.
Aliás, parar com essa coisa é osso heim?? Quem usa não tem ideia do que é isso. Fiquei dias sem dormir, meu nível de ansiedade aumentou, a falta da droga é muito manifesta! #medo
Bom mas chega de blá blá blá!
E vamos partir para o dia a dia!!!
Há duas semanas fiz um exame e descobri que estou com esteatose hepática... que porcaria é essa? É gordura no fígado meu filho!!
Muita gente tem isso, dizem que 20% da população...
Mas ainda não sei muito sobre isso a não ser que não devo mais beber e tenho que me alimentar de forma saudável... adios churrasquitos!!!
Bom, não sei no meu caso o que foi a causa, pois não sou gordo. Aliás, sou magro. Mas sempre me alimentei mal e não faço nenhum tipo de exercício.
Espero que seja apenas isso mesmo, se for é só mudar meu jeitão para viver normalmente.
Sei que várias outras doenças podem causar esteatose hepática, por isso espero que não seja nada demais.
Bom, amanhã retorno ao médico e ele vai com certeza me pedir alguns exames.
Vou deixar na mão de Deus, que ele vai cuidar de mim de qualquer forma, tenho fé!!!
No mais continuo orando e pedindo que Deus me livre de qualquer mal.
Vou deixando aqui meu dia-a-dia e vou contar a vocês com certeza as novidades.
Inté mais!!
Assinar:
Postagens (Atom)



