quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A polêmica Bíblia Freestyle

O que eu acho da Bíblia Freestyle?

Sério gente, acredite, demorei a responder para mim mesmo essa pergunta.

Li um, dois, três... li vários capítulos...Vi o vídeo de apresentação da proposta, assisti às entrevistas do Ariovaldo Jr para veículos de comunicação de massa, li reportagens dos jornais... e, sobretudo li os comentários das pessoas comuns em relação ao assunto... os comentários bons, e os ruins.

Depois parei. Fui tomar café, fui no banheiro, pensei, pensei, pensei e cheguei a seguinte conclusão:

Acho que cristão nenhum deva ler a Bíblia Freestyle... nunca, jamais... é um absurdo um cristão de verdade ler algo com esse linguajar!

Mas o cristão não deve ler por um único motivo: os textos não foram feitos para cristãos...

São textos feitos para não-cristãos, uma forma de contar histórias da bíblia para aquele tipo de pessoa que jamais iria ler, ou iria se interessar por elas.

A linguagem é exagerada? chula? SIM eu também acho que às vezes o Ariovaldo e o Burjack (co-autor) exageram na dose e o texto acaba ficando forçado. Mas de forma geral a ideia pra mim é magnífica... Nada que um pequeno ajuste não resolva (talvez... até porque isso é uma visão minha que pode nem estar certa).

Vale lembrar que a Bíblia Freestyle não é uma tradução, é apenas uma paráfrase do texto original. A ideia central está lá. Não com as palavras que nós cristãos queríamos ler, mas está lá.

Vi muita gente criticando, chamando de heresia e tudo mais, porém, acredito que as pessoas apenas se sentiram ofendidas.

Eu mesmo, quando li mateus 1 me assustei, achei um horror, queria pegar o Ariovaldo Jr pelo pescoço, amarrar ele numa cadeira e mergulhar na água, seguindo o "Malleus Maleficarum". Acho ainda que ele poderia ter omitido algumas partes, acho também que o texto, por muitas vezes, é infantil, bobo, e parece apresentar o propósito de chocar.

Mas a ideia é ainda assim boa, acho que é uma forma sim de trazer pessoas para mais perto da verdade. O cara pode conhecer a cristo através da freestyle, mas depois eu acredito que ele passará a se guiar como qualquer outro cristão.

Você ainda discorda? Acha que não se pode escrever os textos bíblicos com outra linguagem? Então me desculpe, mas sinto informar que isso já é feito há anos e é aceito por todo cristão. Duvida? tenho pelo menos 3 exemplares assim na minha casa. É sim.

Quem nunca viu aquelas Bíblias para crianças? Bíblias para meninos, Bíblias para meninas?

É exatamente igual (guardadas as devidas proporções linguajares, é claro rssrrs).

Lendo as bíblias de meu filho de dois anos, vi que o sentido é o mesmo. Reescrevemos a Bíblia com uma linguagem infantil, coloca-se desenhinhos de leõezinhos fofinhos ao redor do pequeno Daniel, todos com carinhas de cut-cut.

E a maçã? Ela está lá para exemplificar a árvore do conhecimento do bem e do mal. Onde tinha maçã na bíblia?

Ahhhhh mas você vai me falar: "Essa é uma forma de dar exemplo para uma criança, para ela entender, oras"...

Ué, peraí.... é justamente essa a ideia da freestyle.... imagina que você é um cara que nunca foi ligado em Deus, em religião, em nada... você está aí, no mundão, jogado... usa todo o tipo de linguajar, anda de skate, fuma seu baseadinho e acha o cristianismo uma caretice.

Cara, me diz pelo amor de Deus... como você vai chegar nesse cara??? Você vai bater na porta dele no domingo de manhã e vai dizer que trouxe a palavra? Entregar pra ele um folhetinho?

Se com uma criança a gente precisa usar a linguagem dela, porque então é diferente com um moleque perdido no mundo?

Se o Ariovaldo está certo ou não... não sei... mas reflita. Eu refleti. Temos que fazer o evangelho chegar a todos. A forma? Não sei, sinceramente. Mas tem gente tentando.

Se você é contra, então por favor, nos diga qual a melhor forma e mostre os frutos. Eu calo a minha boca.