quinta-feira, 28 de março de 2013

Uma atitude muda tudo

Se existe uma coisa que é básica em vendas e sequer deveria ser discutida como diferencial é o atendimento.

Empresas gastam milhões investindo em treinamento de equipe, batendo na mesma tecla sem parar com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente e muitas vezes o resultado nem é aquele esperado.

Olha esse exemplo de bom atendimento sem que o vendedor pronunciasse uma palavra sequer. Aconteceu comigo anteontem.

Estava dirigindo meu carro pela Cruzeiro do Sul, caindo aquela garoa paulistana. quando, de repente, o sinal fechou e lá estava eu em cima da faixa de pedestres.

Tá bom, "de repente" foi um exagero pra justificar meu erro. Bom, mas isso não importa agora rsrs.

O que é interessante acontece agora.

Quem é de São Paulo já está acostumado aos vendedores de farol e sua "moderna" técnica de vendas: Colocar o produto na melhor vitrine que poderia existir naquele momento.... seu espelho retrovisor.

Sinceramente nunca entendi essa "técnica", não há interação nenhuma e, por esse motivo, eu nunca comprei nada que ficasse ali pendurado.

Mas dessa vez foi diferente... vendo o meu "drama" de ficar parado em cima da faixa e um carro atrás do meu, um desses vendedores de semáforo deixou de lado aquela correria de pendurar suas paçocas (sim, esse era o produto) e foi me ajudar a voltar o carro para o lugar certo, pedindo para o motorista de traz dar marcha-ré.

Resultado, comovido com o auxilio dele, acabei comprando a paçoca sem questionar até a qualidade do produto rsrsrs...

Fiquei pensando... muitas vezes fazer algo que não seja insistir na venda, ou mesmo parecer desinteressado pelo resultado, pode ser uma ótima estratégia. Esse cara, mesmo que sem querer, acertou em cheio.

Aliás, quantas vezes deixei de comprar algo que até queria mas por pegar antipatia no vendedor devido à sua  insistência? 

Sobre a qualidade da paçoca? Não sei, não comi.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário