terça-feira, 2 de abril de 2013

Olhar

Tenho medo de olhar pra trás. Mas olho.

Cada vez que olho pra trás, vejo um monstro horrível me seguindo. E não importa o quanto eu ande para a frente ou o quanto eu corra, ele continua me seguindo.

A impressão que tenho é que quanto mais olho para trás, mais rápido ele anda. Algumas vezes chego a acreditar que ele até consegue me alcançar.

Hoje lembrei de algo que aconteceu comigo quando ainda era criança e nunca me tinha dado conta do grande aprendizado que recebi nesse dia.

Acho que nem mesmo a pessoa que me ensinou isso, seja lá quem ela for, sabe desse aprendizado. Acho que sequer ela se lembra desse dia.

Eu estudava em uma escola estadual em Franca/SP. Uma escola localizada no Parque Vicente Leporace, um bairro classe C. A escola ainda era nova, tinha poucas salas e nem forro no teto ela possuía. 

O apelido da escola na época era granja, por causa do formato dela (nada a ver com as pobres meninas que estudavam ali, ok? rsrs).

Nessa época eu adorava correr. Fazia tudo correndo. Ia para a padaria correndo, voltava da escola correndo, corria dos cachorros e dos moleques que queriam me bater (felizmente eu corria bem e por isso nunca apanhei hehehe).

Certa vez a escola participou de uma ação promovida pelo Sesi. Era um dia de atividades  de atletismo. Uma das provas em que me inscrevi, e era aquela a que eu mais me dedicava, foi a de 100 metros rasos (na verdade nem me lembro se era 100 metros mesmo, acho que era bem menos, mas era uma prova de velocidade e explosão).

Eu tinha certeza que ganharia essa prova. Na largada saí a toda. O primeirão!!!

Mas eu cometi um erro que estragou toda a festa. Olhei para trás.

Me lembro como se fosse ontem de ouvir uma das organizadoras do evento gritar: "Não olhe pra trás, não olhe pra trás".

Esse olhar me fez perder todo o ritmo. Tirou meu foco que era a linha de chegada. Tive a infelicidade de ver duas pessoas me ultrapassando....

Medalha de bronze com sabor de nada. 

O grito dessa mulher, que não lembro o nome, hoje me trouxe um ensinamento além de uma simples prova. Foi uma lição para minha vida.

Aliás, casa muito bem com os ensinamentos bíblicos dado pelo apóstolo Paulo: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17"...

Ou ainda melhor nesse contexto:


Filipenses 3:
v.13 - "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,"
v.14 - "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Isso é foco, isso é objetivo.....

Porém, ainda tenho medo de olhar pra trás. Mas olho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário