O que eu acho da Bíblia Freestyle?
Sério gente, acredite, demorei a responder para mim mesmo essa pergunta.
Li um, dois, três... li vários capítulos...Vi o vídeo de apresentação da proposta, assisti às entrevistas do Ariovaldo Jr para veículos de comunicação de massa, li reportagens dos jornais... e, sobretudo li os comentários das pessoas comuns em relação ao assunto... os comentários bons, e os ruins.
Depois parei. Fui tomar café, fui no banheiro, pensei, pensei, pensei e cheguei a seguinte conclusão:
Acho que cristão nenhum deva ler a Bíblia Freestyle... nunca, jamais... é um absurdo um cristão de verdade ler algo com esse linguajar!
Mas o cristão não deve ler por um único motivo: os textos não foram feitos para cristãos...
São textos feitos para não-cristãos, uma forma de contar histórias da bíblia para aquele tipo de pessoa que jamais iria ler, ou iria se interessar por elas.
A linguagem é exagerada? chula? SIM eu também acho que às vezes o Ariovaldo e o Burjack (co-autor) exageram na dose e o texto acaba ficando forçado. Mas de forma geral a ideia pra mim é magnífica... Nada que um pequeno ajuste não resolva (talvez... até porque isso é uma visão minha que pode nem estar certa).
Vale lembrar que a Bíblia Freestyle não é uma tradução, é apenas uma paráfrase do texto original. A ideia central está lá. Não com as palavras que nós cristãos queríamos ler, mas está lá.
Vi muita gente criticando, chamando de heresia e tudo mais, porém, acredito que as pessoas apenas se sentiram ofendidas.
Eu mesmo, quando li mateus 1 me assustei, achei um horror, queria pegar o Ariovaldo Jr pelo pescoço, amarrar ele numa cadeira e mergulhar na água, seguindo o "Malleus Maleficarum". Acho ainda que ele poderia ter omitido algumas partes, acho também que o texto, por muitas vezes, é infantil, bobo, e parece apresentar o propósito de chocar.
Mas a ideia é ainda assim boa, acho que é uma forma sim de trazer pessoas para mais perto da verdade. O cara pode conhecer a cristo através da freestyle, mas depois eu acredito que ele passará a se guiar como qualquer outro cristão.
Você ainda discorda? Acha que não se pode escrever os textos bíblicos com outra linguagem? Então me desculpe, mas sinto informar que isso já é feito há anos e é aceito por todo cristão. Duvida? tenho pelo menos 3 exemplares assim na minha casa. É sim.
Quem nunca viu aquelas Bíblias para crianças? Bíblias para meninos, Bíblias para meninas?
É exatamente igual (guardadas as devidas proporções linguajares, é claro rssrrs).
Lendo as bíblias de meu filho de dois anos, vi que o sentido é o mesmo. Reescrevemos a Bíblia com uma linguagem infantil, coloca-se desenhinhos de leõezinhos fofinhos ao redor do pequeno Daniel, todos com carinhas de cut-cut.
E a maçã? Ela está lá para exemplificar a árvore do conhecimento do bem e do mal. Onde tinha maçã na bíblia?
Ahhhhh mas você vai me falar: "Essa é uma forma de dar exemplo para uma criança, para ela entender, oras"...
Ué, peraí.... é justamente essa a ideia da freestyle.... imagina que você é um cara que nunca foi ligado em Deus, em religião, em nada... você está aí, no mundão, jogado... usa todo o tipo de linguajar, anda de skate, fuma seu baseadinho e acha o cristianismo uma caretice.
Cara, me diz pelo amor de Deus... como você vai chegar nesse cara??? Você vai bater na porta dele no domingo de manhã e vai dizer que trouxe a palavra? Entregar pra ele um folhetinho?
Se com uma criança a gente precisa usar a linguagem dela, porque então é diferente com um moleque perdido no mundo?
Se o Ariovaldo está certo ou não... não sei... mas reflita. Eu refleti. Temos que fazer o evangelho chegar a todos. A forma? Não sei, sinceramente. Mas tem gente tentando.
Se você é contra, então por favor, nos diga qual a melhor forma e mostre os frutos. Eu calo a minha boca.

Parabéns pela crítica mano. Você entendeu PERFEITAMENTE o porquê de eu me submeter diariamente ao fuzilamento moral que os crentes querem fazer com minha pessoa.
ResponderExcluirDeus abençoe.
Ariovaldo, o que importa é sua luta e Deus está vendo ela amigo, quando for para Uberlândia visitar minha vó que mora aí, gostaria de visitá-lo para que possamos trocar mais ideias, se não for incomodo :)... Deus te abençoe
Excluircara, meus parabéns, tu matou a pau usando o exemplo da bíblia infantil, tenho um menino de 7 anos e me lembro bem quando ele tinha seus 2 aninhos quando ganhamos da dinda dele uma bíblia infantil, e a imagem que mais me marcou foi exatamente os leões com cara de gatinho na história de Daniel, é bem isso mesmo, a linguagem tem que ser revisada para cada público.
ExcluirDeus te abençoe cara, e um feliz 2014.
achei incrivel.. como disse Judson Lima aí a cima.... "Matou a pau" com o lance da biblia infantil..
ExcluirEu tenho lido a biblia freestyle tem umas 2 semanas.. já até disse para o Ariovaldo em mensagem no face que não consigo parar de ler ou assistir os videos..
Sou Cristão aí há um tempo legal.. e realmente primeira vez que li... puts foi um baque.. mas tbm dei umas refletidas.. e fui sacando que não foge da idéia central dos textos biblicos.. nos vídeos.. concordo com várias posições do Pastor Ariovaldo Jr.. noutras não.. mas e aí? Paciencia kkk.. Sei que curto pakas a Ideia dele.. e oro pra que siga sempre em frente.. Parabéns aí ao Ivan pela Critica.. e ao Pastor pela Biblia Freestyle
Cara eu quebro o pau defendendo a "Freestyle" e o que se propõe através dela!!
ExcluirFalou e disse
ResponderExcluirMuito bom, cara. Penso assim também. Gosto da iniciativa do Ari.
ResponderExcluirE pra ajudar a refletir sobre a #BFS, trocamos uma ideia sobr ela, e logo em seguida entrevistamos o Ari no podcast No Barquinho. Recomendo que ouça, quando puder!
Esse link: http://goo.gl/icIP6H e esse link: http://goo.gl/dTVJOU
[Jabá off]
Muito bom esse PodCast, com a participação do apóstolo Milhoranza!
Excluir=)
Cara!!! Muito bom! Pode fazer o jabá a vontade rsrrs
ExcluirMuito coerente no que falou! Parabéns pela excelente percepção e colocação das palavras. Deus nos abençoe!!!
ResponderExcluirParabéns pela reflexão, concordo plenamente, pra mim esse é um assunto encerrado, e você fechou com chave de ouro!
ResponderExcluirmuito boa observânsia
ResponderExcluirpena que tem muito que ainda não entendem
que a biblia Freestyle é apenas uma ferramenta
para alcançar pessoas que por muito motivos
não se renderiam a graça do evangelho da maneira
tradicional.
muito criticam,mas não tem a coragem de da a cara a tapa
e lavar a boa nova do evangelho pra quem realmente precisa
JESUS não é uma religião e sim um stilo de vida
Muito bom mesmo.
ResponderExcluirPois é cara. Concordo mesmo, com o que vc exemplificou. E fazendo um adendo, no meu caso, sobre o que disse sobre convertidos não poderem ler, eu acredito que crentes não podem ler, mas quem possui verdadeira fé em Cristo sim. Pode. Eu sou do mundo como qualquer outra pessoa que nasceu aqui, sou pecador pra caral__ mas tenho uma fé que me segura firme, em busca de Cristo. E essa versão divertida, me ajuda a melhorar em certas coisas, me faz mudar a visão com pessoas de outras tribos, faz meditar nas diferenças e vencer algumas barreiras de pre-conceito! Fica com Deus irmão
ResponderExcluirLegal Igor, pena que poucas pessoas têm essa visão que você tem, mente aberta para o novo, um coração preparado e sem preconceitos, abração irmão!!
ExcluirPra mim tudo bem, desde que não deturpe a essência, acho que Deus se utlisa também, já que de peras ele se utilizará caso não nos pronunciarmos. Aqui no RS tem um irmão que fez a bíblia no gauchÊs, Deus é chamado de Patrão, que é um termo usado, e tantos outros, assim como aquele novo filme com linguagem nordestês, que até tem legenda, também caberia uma bíblia no linguajar típico. Brasil é rico em dialetos, e a linguagem dos malucos é um dialeto também.
ResponderExcluir*Pedras e não peras.
ExcluirA ideia é bem essa mesmo... só que o Ariovaldo tem caído no descrédito pois fala muita besteira, e inevitavelmente associamos a obra a pessoa... Infelizmente os ataques de ciúmes,hipocrisia e farizaismo tem deixado fragilizada a "boa intenção do rapaz". Com um discurso insolente e imaturo ele traz questões e se enrrola em seus argumento, como foi quando questionou a questão de cobra para pregar...Logo após postar uma reclamação dizendo que a Rede super não quis pagar a passagem dele para que ele participasse de um programa específico... Entre outras gafes como trazer um poste de uma determinada revista colocando em check os princípios do bola de neve, logo após ser cancelado o convite que haviam feito para que ele pregasse lá. Segundo os organizadores o convite foi cancelado justamente pelos posts que o rapazinho ai havia postado comparando a pregar na igreja como pregar no inferno... A ideia é top...Porém Ariovaldo com a sua postura infantil, ao invés de ganhar ímpios tem suscitado a ira e a discenssão no meio das igrejas, não com um discurso de justiça, mas um discurso tendencioso que nos parece ser dito com o intuito de dispersar os jovens do caminho.
ResponderExcluir